Costuma-se definir está era como a era do conhecimento, em consequência da informatização e da globalização das telecomunicações. Contudo seria mais apropriado dizer que se vive na era da informação. A era da informação é fruto do avanço das novas tecnologias que proporcionam ao seu usuário um gigantesco numero de informações. Com isso a informação deixou de ser uma área ou uma especialidade para tornar-se a dimensão de tudo, transformando a forma como a sociedade se organiza. Está em andamento uma revolução da informação, como ocorreram, no passado, a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial. As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. As novas tecnologias não substituem o professor, mas modificam algumas de suas funções. O professor transforma-se agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar as informações. Ele coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, questionando os dados apresentados, contextualizando os resultados, adaptando-os para a realidade dos alunos. O professor pode estar mais próximo dos alunos, receber mensagens via e-mail com dúvidas, passar informações complementares para os alunos, adaptar a aula para o ritmo de cada um. Assim sendo, o processo de ensino-aprendizagem ganha um dinamismo, inovação e poder de comunicação até agora pouco utilizados.Percebe-se que muitos professores temem em usar as novas tecnologias, pois acham que elas podem substituir o professor. Essas tecnologias podem ser utilizadas como uma ferramenta no processo de ensino. Os alunos demonstram muito interesse em fazer uso das novas tecnologias, pois elas despertam a curiosidade, fazendo com que se estimulem para a aprendizagem. O professor ao usar as tecnologias deve saber selecionar as atividades certas para aplicá-las de forma correta com um objetivo certo: a real aprendizagem do aluno. De nada adianta um professor usar a tecnologia sem um objetivo traçado. As novas tecnologias, dependendo da forma como sejam utilizadas, podem ajudar a gerar as mudanças necessárias na Educação e a construir um aluno autônomo e eficaz no seu processo de aprendizado. Por isso ao utilizar da tecnologia educacional deve se utilizar ferramentas que façam com que o aluno pense de forma independente, existem ferramentas no ambiente informatizado que dão respostas prontas aos alunos, tornando-as insignificantes no âmbito educacional, o professor deve estar sempre atento ao selecionar as ferramentas tecnológicas que irá utilizar, visando sempre o real desenvolvimento cognoscitivo do seu aluno.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
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